Compromisso de Berlim

Há dez anos tivemos um filho, fruto de um amor incondicional à palavra escrita. Mesmo antes da publicação do nosso livro, entretanto, já não escrevíamos com o mesmo afinco de quando começamos o projeto, dois anos antes.

Houve alguma razão para tanto? A nossa paixão pela literatura e pela escrita diminuiu, mudou ou de alguma outra forma se desvirtuou? Creio que não. Na visão deste que vos escreve, acredito que, à exceção de uma pessoa, os demais membros resolveram dedicar energia a outros projetos, estudos, carreira, amores, família, etc.

No meu caso, sinto lhes dizer que repito as mesmas desculpas há dez anos: deixei de escrever porque doía demasiado, a angustia que alimentava meu processo criativo passara; deixei de escrever porque trabalho demais, meu Eu lírico afundado em planilhas, trabalho; deixei de escrever porque não leio mais tanto, meu tempo livre preenchido por séries, filmes e outras drogas.

A verdade, meus caros, é que sou covarde. Apavora-me a ideia de olhar para dentro e ouvir meus sentimentos, ainda tão confusos no auge dos meus 30 anos. Apavora-me olhar para uma tela ou caderno e encarar o receio de não conseguir escrever no mesmo nível de antes. Apavoro-me.

No entanto, gostaria de lhes dizer que não quero mais sentir medo. CHEGA. Não quero mais fingir que inexiste dentro de mim um passageiro que grita para ser ouvido. Não quero mais entorpecer meus sentimentos pelo medo de que perderei controle. Não quero.

Dessa forma, convoco-lhes às armas mais uma vez, para que juntos consigamos reestabelecer um diálogo com a palavra escrita e não somente com ela, mas com qualquer meio de expressão que nos sirva de catarse criativa.

Dez anos depois, cavalgarmos juntos novamente pelas vias incertas de nossos sentimentos, com apenas um objetivo em mente: expressão artística. Este é o compromisso que lhes proponho. O que dizem vocês?

DF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s